quarta-feira, 28 de abril de 2010

5º Dia - Grandes extravagâncias

Vamos a Versalhes??? Palácio de Versalhes ou o Château de Versailles está localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris. Desde 1862 quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família Real ser forçada a voltar à capital em 1789 , a Corte de Versalhes foi o centro do poder na França
Pelo que entendi os conselheiros que governaram durante a menoridade de Luís XIV foi procurado um local próximo de Paris mas suficientemente afastado dos tumultos e doenças da cidade. Durante os anos ele expandiu-o até torná-lo no maior palácio do mundo. Versalhes é famoso não só pelo edifício, mas como símbolo da Monarquia absoluta, a qual Luís XIV sustentou. O Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 700 quartos, 1.250 lareiras e e um jardim (parque) 700 hectares . É um dos pontos turisticos mais visitados no mundo. Bom, a história do Rei sol é fantastica mas eu teria que ficar pesquizando para contar em detalhes o que ouvi e como nao lembro de tudo e minhas anotações foram básicas....... segue as fotinhosO Palácio fica a mais ou menos 3 quadras da estação de trem . Pra quem vai e está com aquele passe basico do Paris-Visité chega normalmente pois sai do metro para o RER mas lembre-se que na volta por estar fora da cidade tem que comprar o bilhete de volta. Mas continua sendo baratinho. Só a entrada já impressiona. É um passeio imperdivel . Este salão é maravilhoso. Na verdade ele é uma Capela que tem um chão todo em marmore colorido e maravilhoso. Não é permitido entrar aqui. Tivemos que ouvir e fotografar da entrada. Outra salaBusto de Luiz XIVCada quarto é tem uma pintura ou decoração dedicada a alguma coisa ou a algum Deus. Como disse lá em cima são 700 quartos e não decorei qual é qual...Este é um quarto. As paredes são cobertas de cetim com pintura a mão

(é um coordenado só. Acho que era bonito na epoca mas se eu tivesse que dormir aqui ficaria louca em 1 semana)Tirei muitas fotos de dentro do Palácio mas achei interessante postar somente essas. Agora a parte externa. Minha amiga que já foi outras vez em Paris disse que todas as vezes visitou o Palacio e que a cada vez que foi viu esse jardim estava de formas diferentes. Eu gostei dele assim mesmo. Agora fico imaginando ele todo florido em meio do verde.

Aqui uma prova de que estavavam fazendo a manutenção.. Coitado do tiozinho que ficava o tempo todo arando a terra e cortando os matinhos.

As plantas são tão perfeitas que olhem essa foto e a de baixo. Vejam o alinhamento.

Parece um quadro pintado né??? Acho que vou pinta-lo Anda-se tanto aqui quanto no centro de Paris. Lá no final onde quase não dá pra ver na foto eu também fui e é fantástico. Enfim gostei muito daqui e são tantas imagens linsdas que não consigo escolher qual vou ficar postando no blog. Agora vou seguir meu passeio.
O Dr. Rezende um amigo nosso tem nos contado coisas incriveis sobre a França e com tantos detalhes que enquanto estava lá lembrava de suas historias e das grandes batalhas. Foi incrivel.

Como o monumento que ele mais tem afinidade é sobre a Bastilha (BASTILLE) eu não podia deixar de ir conhecer para depois contar pra ele minha sensação. . Ai está.

Place de la Bastille
Na verdade onde hoje é a Praça com uma coluna erguida tinha uma prisão. Não entendi muito bem a historia deste lugar, só sei que foi palco de uma grande batalha. Uma das coisas que percebi é que tem uma grande variedade de bares e cafés proximo a praça. Às quintas-feiras e domingos, tem um mercado ao ar livre que ocupa o norte da Place de la Bastille, ao longo do Boulevard Richard Lenoir. Os consumidores podem encontrar frutas, peixe, carne, queijo e pão, juntamente com roupas e objetos típicos do mercado de pulgas.
(uma brasileira que encontrei em Paris me disse que comprou alguns tapetes e objetos por preços baixissimos. Fiquei curiosa pra saber como era essa feira). Tudo ocorreu no mês de Julho por isso a inscrição Juillet. Demais não consegui ver muita informação sobre o restante das inscrições.
Continuando o meu passeio pelo mesmo bairro sigo agora para o Pere-Lachaise. No caminho encontro alguns jardins como esse.

Enfim. Fiquei muito triste porque eu queria muito ter entrado neste cemitério. Lá está o tumulo de Edit Piaf (assistam o filme) e também de Alan Kardec. Como já tinha passado das 7 horas ele já estava fechado. Pudemos ver algumas pessoas recebendo alimentos de um caminhão mas em total organização acreditem.

Voltamos para o hotel e resolvemos dar mais uma volta pela Boulevard Clichy que era pertinho do hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...