quinta-feira, 2 de maio de 2013

Eu Li em ABRIL

Antes de mais nada achei umas imagens no face que adorei e resolvi coloca-las aqui. Nao posso deixar de fazer as comparaçoes comigo quando estou lendo. Adoro essas tirinhas.

Vamos então ao que li em Abril. Este foi o mês da Zibia Gasparetto. kkkk. Tenho um monte deles no tablet e também no livro fisico. Eu gosto da Leitura da Zibia apesar de achar que os antigos ainda são os melhores. Esses foram os que escolhi esse mês.


QUANDO A VIDA ESCOLHE - Zibia Gasparetto
Esse é um assunto que gosto muito então pra mim foi um livro rapido pra ler. É bacana mas nao é o melhor da Zibia.


A VIDA SABE O QUE FAZ - Zibia Gasparetto

Isabel e Carlos eram jovens e apaixonados, mas com a Segunda Guerra Mundial ele foi convocado para lutar na Itália. A separação foi difícil, mas for pior ainda para ela quando seu amado foi dado como morto.
Sabendo que não poderia viver remoendo o passado, Isabel decide, depois de alguns anos, erguer a cabeça e retomar sua vida. Com isso acaba conhecendo Gilberto, que a fez superar as lembranças da perda e abrir seu coração para amar novamente.
Totalmente entregue à essa paixão e de casamento marcado, Isabel é surpreendida com a volta repentina de Carlos, depois de ser dado como morto após tantos anos na guerra. Mas o pior ainda estaria por vir.
Ele quer dar continuidade ao seu antigo relacionamento com Isabel, quer se casar, montar uma família… Para ele é como se o tempo não tivesse passado. A guerra mexeu muito com seus sentimentos e por conta disso Isabel teme o que pode acontecer quando ele descobrir que ela conheceu outra pessoa e está prestes a se casar. Ele não parece estar preparado para perder sua amada. Nao digo que nao gostei do livro mas senti falta de maiores descriçoes em certos momentos. Achei uma narrativa muito simples. Ultimamente ando muito critica quanto a leitura. Nao deixaria de ler mas acho que a Autora já esteve na minha lista de primeiro lugar.


QUANDO É PRECISO VOLTAR - Zibia Gasparetto
Osvaldo, depois de dez anos de casamento, descobre que sua mulher o trai. Resolve largar tudo - emprego, dois filhos - e desaparecer, indo morar em outra cidade. Quando encontra a religião, seu coração se apazigua e crê que é possível uma nova vida, enterrando o passado. Mas um acontecimento inesperado faz com que ele volte à sua antiga cidade e agora terá que se bater de frente com seus fantasmas.

O livro
Como todos os  livros da Zibia ele  trata da doutrina espírita.  Mostra um momento conturbado pelo qual Osvaldo passou e  passa para transmitir ensinamentos sobre assuntos variados: sentimentos, vida após a morte, perdão etc. O enredo é simples: 
Osvaldo viajava de trem com o intuito de recomeçar, pois descobriu a traição da esposa Clara, mãe de seus dois filhos. A dor que ele sente é tão grande que ele se atira do trem e é encontrado inconsciente por dois homens. Ele é tratado por Antônio, uma espécie de curandeiro da região, que rezou e ajudou ele a melhorar.

Por outro lado, Clara estava arrependida de ter se envolvido com outro homem e arruinado seu casamento. Após algum tempo, Antônio convida Osvaldo para ficar na casa dele, dizendo que seu guia espiritual pediu que ele ensinasse Osvaldo a curar as pessoas e com o tempo ele cresce espiritualmente. Clara consegue um emprego em um ateliê de alta costura e Valter passa a persegui-la. Um dia uma cliente com mediunidade avisa que ela deve rezar para livrar-se dele. Clara conhece Lídia e o seu centro espírita através da sua empregada Rita e assim a história tem seu desenrolar....
Bommmmmm Vi muitos comentários positivos sobre esse livro porém nao encontrei muiiiitas emoçoes  nele. Particularmente achei o enredo fraco e  cheio  de lições de vida, de forma nada sutil. É um pouco repetitivo também. Ficou claro pra mim que só quiz tratar do tema que é o espiritismo e a história mesmo foi  deixado completamente em segundo plano. Os personagens também não me chamaram a atençao nao consegui captar nenhuma emoção neles. O desfecho não foi surpreende e as conversas acabaram ficando cansativas.
Mas nem tudo é ruim. O livro tem o mérito de tratar a traição de uma forma não moralista, o que é muito interessante. Outro ponto positivo é abordar a mania que temos de julgar as pessoas, sem conhecer suas motivações.
Essa foi a minha opinião pessoal. Vai ficar na estante e demorar muito para ser lido novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...