quarta-feira, 23 de maio de 2012

Chile 4 dia Valparaiso/ Pablo Neruda e Vinã del Mar

Frio intenso...... Foi assim que saimos do hotel rumo a Valparaiso. Pegamos o onibus que levou duas horas exatas para chegar e descemos numa rodoviaria muito simples. Contratamos um guia para nos mostrar a cidade e estavamos confortavel numa Van. Foi otimo, super profissional e que nos mostrou 5 dos 45 morros que existe ali. A entrada da cidade me lembrou um pouco o Centro de Sao Paulo principalmente o nosso mercado da Cantareira. Frutas e verduras a venda ao ar livre, flores, e muitos predios até chegarmos a zona portuaria de Valparaiso Continuamos a ver espalhados varios grafites maravilhosos. 80% dos habitantes de Valparaiso trabalham no Porto, outros sao estudantes que vem de outras cidades e paises (pois Valparaiso conta com 21 faculdade com cursos diversos)

Eles fazem questao de explicar que Valparaiso nao é uma favela pois tem saneamento basico e tambem agua e luz em todas as casas. Eu moraria tranquilamente em Valparaiso, e lugar limpo, colorido e mesmo tendo vielas estreitas e subidas ingremes lembrando uma favela o lugar parece sempre estar em festa. Eu fiquei encantada. Devido a inclinaçao dos morros alguns setores necessitam do apoio dos forniculares. Eles tem 15 espalhados para fazer a ligaçao da parte baixa para a parte alta, onde nao conseguem fazer pelo meio de transporte comum.

Aqui fica um pouco mais complicado para escrever porque nao sei se farei jus a emoçao que é conhecer uma das casas onde morou Pablo Neruda. "La Sebastiana" que fica em Valparaiso foi a escolhida. Infelizmente o tempo era pequeno para conhecer as outras mas aproveitamos o maximo deste tempo com o encantamento do lugar.
Nao é permitido fotografar a parte interna da casa. Boa desculpa para trazer todos os panfletos que existiam por lá para guardar na memoria cada momento vivido ali. Eu adoro ir a museus que preservam a decoraçao da casa, porque pra mim é como voltar o tempo e fico imaginando a hora exata em que a pessoa vivia aquele espaço.
As casas em que ele viveu tem refletida sua personalidade, todos os seus gostos, suas manias, suas viagens, enfim, todo o estilo dele esta refletido em cada cantinho da casa.
Para ter uma ideia, no meio da sala da La Sebastiana, tem um cavalinho de carrossel, que veio de Paris, e ele fez questão de colocar em um piso elevado circular para dar a impressão de que a sala era um carrossel.
Ele disse: “Em minha casa, reuni brinquedos pequenos e grandes, sem os quais não poderia viver. O menino que não brinca não é menino, mas o homem que não brinca, perdeu para sempre o menino que vivia nele e que lhe fará muita falta”.
É isso ai.... Na minha cabeça acho que ele foi muito feliz ali, recebia seus amigos, dormia suas duas horas todas as tardes, amava sua esposa, escrevia suas belissimas poesias, olhava com seu binoculo as ruas colorias e estreitas de Valparaiso e acima de tudo tinha uma paisagem espetacular a sua frente.


Vale a pena conhecer.continuando pelas ruas de Valparaiso...... Um colorido sem igualChegamos ao fim do passeio por Valparaiso. Posso dizer que foi um dos passeios mais lindos que fiz devido a cultura exposta no local. A vista que se tem é prazerosa.

Vinã Del Mar é outro passeio que fizemos no mesmo dia e que fica do outro lado de Valparaiso. É um lugar muito lindo e muito moderno o que é o oposto de onde estavamos. É uma cidade bem evoluida e bastante florida. Já foi planejada com o modelo que é hoje. Muito florida, limpa e bem moldada para eventos, e é ali que tem dois acontecimentos importantes. Festival internacional de cinema e o Festival Internacional da Cancão. Esta ultima acontece sempre no mês de fevereiro. Gostaria de ir um dia.

O relogio que é simbolo da entrada de Vinã del Mar foi construido como boas vindas pra receber os turistas para a Copa de 1962 (Onde o Brasil foi campeao)

O tempo abriu num sol impressionante. Os predios sao contruido no formato de estadio para aguentar os terremotos , o cassino, o estadio Salsalito e uma fotinho do delicioso PISCO, uma bebida que contem alcool mas é super refrescante. Maravilhosa.
Passamos pelo Museu Folk, pena nao ter entrado e é ao lado que tem uma das estatuas da Ilha de Pascoa e uma escultura maravilhosa de Rodin.Mais um passeio finalizado. Que pena. Ultima noite no Chile. Aproveitamos para tomar um café num dos diversos Ciber Café que tem proximo do bairro Bela Vista. Uma delicia. Musica ao fundo bem brasileira e um atendimento muito bom. Levei meu amor no coraçao o tempo todo pois é ele quem proporciona esses momentos lindos pra mim e pra mostrar que ele estava comigo olha só....
Estavamos felizes por esses momentos juntas. Hora de descansar para voltar ao Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...