sábado, 12 de julho de 2014

Saudades da Liberdade e Lavandario

Tem dias que a gente acorda pensando em fazer uma porção de coisas e muitas vezes o dia é tão curto que quando percebe já acabou e não fizemos nem a metade daquilo que planejamos.
Essa foi uma semana assim pra mim. Queria fazer tanta coisa e não fiz 1/3 daquilo que me dispus a fazer.
Preciso começar a me organizar melhor.
Tenho feito tanta unha que tem momentos que não quero nem olhar para os vidrinhos coloridos que tanto gosto. É isso mesmo. Completei um ano que estou trabalhando no salão e muita coisa legal aconteceu mas..... sempre tem aquele mas.... o meu tempo ficou tão curto que acabei deixando coisas que amo ficarem de lado e isso está me fazendo uma falta muito grande.

Aproveitei o mês da copa e fui pro meu cantinho alguns fins de semana cuidar um pouquinho do meu espirito e também cuidar das minhas plantinhas.
Meu pé de Lavanda ou Alfazema como é conhecido tambem esta gigante. resolvi colher um punhado pra enfeitar e perfumar a casa.



Aproveitado o ensejo resolvi pesquiar um pouco sobre as utilidades da Lavanda ou Alfazema como também é conhecida e pra minha surpresa tem mil e uma utilidade.
Propriedades do chá de Lavanda ou Alfazema
• Analgésica.
• Antisséptica.
• Antiemética.
• Antiespasmódica.
• Anti-inflamatória.
• Antiperspirante.
• Aromática.
• Calmante.
• Carminativa.
• Cicatrizante.
• Desodorante.
• Tônica.

Benefícios

• Alivia dores de cabeça e as temidas enxaquecas.
• Auxilia no tratamento para gota e depressão.
• Ajuda quem está com flatulências.
• Alivia náuseas, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (neste caso, regula a menstruação).
• Problemas respiratórios como asma e bronquite têm os seus sintomas aliviados e/ou evitados.
• Problemas circulatórios podem ser aliviados ou combatidos com o chá.
• Possui um efeito calmante, ótimo para quem sofre de tensão nervosa.

Mas, como toda planta medicinal, a alfazema possui contraindicações e efeitos colaterais.

Quanto às contraindicações, deve apenas ser evitado por aquelas pessoas que possuem úlcera. E quanto aos efeitos colaterais, o principal é a sonolência, que ocorre apenas quando são tomadas muitas doses desse chá. O outro efeito colateral é a irritação no estômago, que nem sempre ocorre.

Como fazer o chá de alfazema e dosagem
Você irá precisar de duas colheres de chá de folhas frescas da alfazema e um litro de água mineral:
- Ferva a água pura.
- Quando levantar fervura, despeje sobre as folhas de alfazema.
- Deixe tampado por mais ou menos 10 minutos.
- Coe o chá e beba.
A dosagem recomendada deste chá é de 3 a 4 vezes ao dia, porém, se você possuir tendência para a sonolência, tome menos xícaras (2 a 3 xícaras durante o dia serão suficientes).

Eu fiz e não achei que teve muito efeito pra mim mas uma coisa é certa, esquenta a barriguinha e é gostoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...