sábado, 30 de julho de 2011

Quando os filhos crescem....

Falar de nossos filhos nem sempre é uma tarefa facil. Tem gente que consegue ter um monte de palavras bonitas e bem explicada, outras 'nao consegue expressar aquilo que quer dizer, outras nem sabe o que dizer.

Antes de falar sobre um filho, tem que saber o verdadeiro valor de sido mãe e pai. Se soubemos amar na medida certa, se soubemos educa-lo e encaminha-lo para o mundo e tantas outras coisas que cobramos de nós adultos quando achamos que somos responsaveis. . Pra ser sincera eu descobri que muitos nascem para ser pais varias vezes e eu nasci pra ser mãe uma unica vez Nao que eu não quizesse outro filho mas, tanto eu quanto meu marido gostamos da liberdade de ir e vir, da falta de comprometimento com horarios, de noites bem dormida e assumimos nosso papel de pais enquanto é necessario. Tentamos ensinar a ele valores que aprendemos e que achamos correto. Não precisavamos da riqueza material. Queriamos só estar juntos.

Criamos filho pro mundo. Isso eu descobri a pouco tempo. Ele nao é nosso, nao é propriedade, nao faz parte do ativo fixo de um casal. Assim como nós que depois que crescemos nao queremos o controle de nossos pais. É um circulo. Estou escrevendo isso hoje porque acho que estou me sentindo orfão de filho. Ontem ele estava comigo no banco de tras de um carro, falando sem parar, fazendo graça, reclamando e hoje ele esta dirigindo o seu proprio carro. As vezes eu queria que o tempo andasse pra tras, queria ter rolado muitas vezes com ele pelo gramado, queria ter parado afazeres pra poder brincar de esconde esconde. Algumas vezes eu fiz isso mas acho que nao foi o sulficiente. Agora é esperar para quem sabe fazer isso com a continuaçao dele.

Queria proteje-lo em todos os sentidos, porém as vezes eu acabo me confundindo que proteção nao é escolher o que eu quero pra vida dele, por isso existe o livre arbitrio.

É. Ele cresceu. Faz escolhas que são diferentes da que fariamos. Parecem ter mais coragem do que nós quando tinhamos a idade dele. Se apaixona com tanta intensidade que até assusta. Não tem medo de errar, não tem medo de mudar.

Fico aqui pensando.... Cumpri meu dever??Acertamos?? Erramos??

Hoje conversamos sobre escolhas e a unica conclusão que cheguei foi que a unica coisa que podia ter dito a ele foi sobre meus medos.

Existem varios tipos de pais porque não existe regra básica nem manual. Assim existem varios tipos de filho, assim vamos nos moldando e vamos vivendo um dia por vez.

Vamos apoia-lo sempre que precisar e espero que sempre perceba nossa presença, pois acho que não existe coisa pior do que não ser reconhecido como "'Nós somos seus melhores amigos''''.

Yara Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...