quinta-feira, 4 de março de 2010

Ensinamentos de Sócrates

Recebi de uma amiga um e-mail super interessante. Não sei quem é o autor mas vale a pena deixar aqui esses ensinamentos. Talvez a partir daqui muitos ficarão calados.
Triplo Filtro

Na antiga Grécia, Sócrates foi famoso por sua sabedoria e pelo grande respeito que professava a todos.
Um dia, um conhecido se encontrou com o grande filósofo e lhe disse: - Sabe o que escutei sobre teu amigo??

- Espera um minuto, replicou Sócrates. Antes que me diga qualquer coisa, que que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do Triplo Filtro.

- Triplo Filtro???? Perguntou o outro.

- Correto, continuou Sócrates.

- Antes que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar três vezes o que vai me dizer. É por isso que eu chamo de "Exame do Triplo Filtro"

O primeiro filtro é a verdade.

- Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo??- Não, disse o homem. Só escutei e......

- Bem, então você não sabe se realmente é certo ou não.

Agora vou aplicar o segundo filtro. É o filtro da bondade.

- É algo bom o que vai me dizer sobre meu amigo??

- Não, pelo contrário....

- Então deseja dizer algo ruim sobre meu amigo, pórem não está seguro de que seja certo??. Agora mesmo que eu quizesse escuta-lo, ainda não poderia porque falta um filtro. É o terceiro que é o Filtro da Utilidade.

- Me servirá de algo, saber o que vai dizer sobre meu amigo??

- Não, na verdade não...

- Bem, concluiu Sócrates

-Se o que desejas me dizer não é certo, não é bom e nem tão pouco me será util, porque eu iria querer saber??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...