quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Chile - Cajón del Maipo 4 dia

4 dia. Cajón del Maipo

Um espetáculo da Natureza a 2 horas de Santiago..... Super recomendo este passeio que indico fazer com contratação  de uma agência. Fizemos pela Turistik que é bem conhecida lá. Acredito que deva ser ótimo em qualquer estação....
No caminho passamos por varias paisagens bonitas, apesar do dia estar cinzento apreciamos todo o percurso. Na verdade o passeio é vendido como Embalse el Yeso e Cajón del Maipo mas é bom ficar esperto. Vou tentar me explicar. Embalse el Yeso fica na região de Cajón del Maipo e tem bastante atrativo no local como vulcões, piscinas termais, lagos e a prática de esportes como Rafting e Rapel, ou seja é um parque de diversão.... então....Embalse el Yeso fica também um reservatório de água natural e que segundo  guia consegue guardar 300 milhões água de m³... fiz a lição direitinho anotando algumas curiosidades  que ela ia falando....
Pois bem, a gente para no meio do caminho em uma cidade próxima, porque depois começa uma caminhada de uns 20 min até o reservatório e neste percurso não tem estrutura... ou seja não tem banheiros ou lugar para comprar coisas pra comer. Tem algumas barracas e também tem carros fazendo degustação de vinho e queijo mas que são de agências contratadas. Deveríamos parar em outros locais o que não aconteceu e fomos direto pro reservatório onde se pode tirar fotos fantásticas. O local é lindo e permanecemos por 30 a 40 min o que me deixou chateada. Duas coisas me chamaram a atenção.  As pessoas que vão não apreciam a paisagem com os olhos. O tempo todo ficam buscando posição da paisagem e pose para fotografia sem se preocupar com a beleza do lugar.... no retorno também caminhando a guia não contou nada percurso. Mas nem percebemos que não paramos nas construções abandonada de Embalse que foi construído em 1964 e logo em seguida foi abandonado,   e quando vimos já estávamos voltando para almoçar num restaurante que já estava incluso no passeio.
Outra coisa é que dependendo da temporada que se vai é quase que obrigatório o uso de sapatos e roupas especiais. Simmmmm se tiver neve ou lama no percurso que é curto,  porém de subida fica difícil e temos que levar sapatos pois escorrega ou suja muito. Na parada que fizemos antes eles alugam mas achei muito caro. Eu preferi arriscar e por sorte acertei. A neve do local não tinha atingido a pista e graças a Deus a pista tava seca👊👍👌🙌🙌

Eu quando cheguei em Cajón, encontrei a água de um azul divino mesmo com a paisagem cinzenta.... dependendo do período em que se vai pode-se ver também as águas na cor verde.... a guia não falou ao que se deve essa mudança,  mas espero um dia poder voltar e ver tb essa beleza esverdeado.

de repente uma mudança de temperatura faz toda a diferença....

Paramos para almoçar neste restaurante rústico no meio do caminho. Simmmmm. Lindo e com ótima comida....

Algumas Notas:  Verifique a epoca que vai e se tiver a intenção de ir a Cajón verifique se não vale a pena comprar uma bota pra caminhar lá. Dependendo se você for em  outros passeios pode sair muito mais barato. Só o aluguel da bota fica em 50 reais... Eu levei um pacote de lencinhos descartáveis assim pude limpar os sapatos e a barra da calça.
Tire foto sim, mas tire um tempinho para respirar e agradecer a beleza do local.